Nesta página inserem-se documentos que permitem estudar pontos do programa da UC de GDL. Esperam-se comentários, dúvidas, interrogações, referências bibliográficas, etc.
Um verdadeiro Líder..
Encontrei este vídeo e fez-me perceber o que realmente é um Líder. Percebi que um verdadeiro Líder é aquele que dá o primeiro passo quando o obstáculo aparece. Numa gira popular é ele que “agarra o touro pelos cornos”. Com a sua atitude consegue mobilizar as pessoas que estão ao seu redor sem usar palavras. http://www.youtube.com/watch?v=t3DDjeVeJu4&feature=fvst
As a leader you should know these simple skills, in order to improve your human relationships. I call them classic empathy skills that everyone should know and most important PRACTICE. Go through this list and consider how well you and everyone on your team abides by these skills. Encouraging their use just might smooth some ruffled feathers or diffuse a tense situation.
1 SPEAK TO PEOPLEThere is nothing like a cheerful word of greeting. To really connect, look them in the eye as you speak.
2 SMILE AT PEOPLE
It takes 72 muscles to frown, only 14 to smile. They can hear the difference in your voice – even over the phone. 3 CALL PEOPLE BY NAMEThe sweetest music to anyone’s ear is the sound of his/her own name. Be sure you say it correctly. Say it often. 4 BE FRIENDLY AND HELPFULTo have friends and build relationships, be a friend first.
5 BE CORDIALSincerely speak and act as if everything you do is a genuine pleasure. 6 BE GENUINELY INTERESTED IN PEOPLEYou can like almost everybody if you try. They don’t care how much you know until they know how much you care. Be sure they know how much you care. 7 BE GENEROUS WITH PRAISEPraise publicly, correct privately. Everyone wins this way. 8 BE CONSIDERATEof the feelings of others. There are usually three sides to a controversy: yours, the other person’s, and the right side. Keep ego and emotions in check. 9 BE ALERTto give excellent service. What counts most is what we do for others not ourselves. 10 HAVE A GOOD SENSE OF HUMORDon’t take yourself too seriously. When you add lots of patience, and humility, you will have a recipe for enduring success.
Do you think these are soft skills you can brush aside as non-critical? Think again. In this Conceptual Age, a deeper understanding of the subtleties of human interactions becomes not only important but imperative. In fact, at the Stanford Business School, students are flocking to one of the newer courses called “Interpersonal Dynamics”. Be sure everyone on your team masters the basics.
Segundo Myers-Briggs, será ENTJ.
Segundo Felder-Soloman, é reflexivo (+5), sensitivo (-1), visual (-7) e sequencial (-3).
O meu estilo é 60% analítco, 60% condutor, 55% amigável, e 60% expressivo. Estilo dominante é o dominante.
Estes testes podem ser dissuasivos, mas quanto a mim, no geral, parecem estar próximos da realidade. - Liborio Mar 18, 2012
Após a realização dos testes, obtive o seguinte: O meu tipo de personalidade, segundo Myers-Briggs, é ENFJ. O meu estilo de aprendizagem, segundo Felder-Soloman, é activo (-3), sensitivo (-1), visual (-3) e global (+3). O meu estilo é 55% analítico, 70% condutor, 65% amigável, 60% expressivo. Sendo o meu estilo dominante o estilo analítico.
Na minha opinião, os testes podem dar resultados apenas aproximados ou até mesmo errados. No entanto, é interessante observar esses mesmos resultados e comparar/ refutar com a realidade. - Carina_Monteiro Mar 10, 2012
Extractos de textos para (re)ler
Aparência
Ninguém é aquilo que diz: «Ninguém há neste mundo que se descreva com a sua definição: todos se enganam no género e também nas diferenças. Que diferentes cousas são ordinariamente o que dizeis de vós e o que sois? E o pior é que muitas vezes não são cousas diferentes: porque o que sois é nenhuma cousa e o que dizeis são infinitas cousas. Nesta matéria de vós quem sois, todo o homem mente duas vezes; uma vez mente-se a si e outra vez mente-nos a nós: mente-se a si, porque sempre cuida mais do que é; e mente-se-nos a nós,porque diz sempre mais do que cuida. Bem distinguiram logo os embaixadores oTu quis es, do Quid dicis de te ipso; e quando iam perguntar ao Baptista o que era, perguntaram o que era e o que diia; porque ninguém há tão recto juiz de si mesmo que ou diga o que é, ou seja o que diz.
António Vieira Documento: Via apologética. Via-Sacra por Outra Via - Proémio.
Autoconhecimento
O limpo conhecimento de si mesmo: «Qual será logo no homem o limpo conhecimento de si mesmo? Digo que é conhecer e persuadir-se cada um que ele é a sua alma. O pó, o lodo, o corpo, não é eu; eu sou a minha alma: este é o verdadeiro, o limpo e o heróico conhecimento de si mesmo; o heróico, porque se conhece o homem pela arte mais sublime; o limpo, porque se separa totalmente de tudo o que é terra; o verdadeiro, porque, ainda que o homem verdadeiramente é composto de corpo e alma, quem se conhece pela parte do corpo ignora-se, e só quem se conhece pela parte da alma se conhece. Não sei se saberei declarar-me [*]. Assim como um espelho se compõe de aço e cristal, assim o homem se compõe de corpo e alma: e que sucederia a quem se visse ou por um ou por outro lado? Quem olha para o espelho pela parte do aço vê o aço, mas não se vê a si: quem olha pela parte do cristal vê ao cristal, e no cristal vê-se a si mesmo. Assim, neste espelho da natureza humana, quem o olha pela parte térrea e opaca, que é o corpo, vê o corpo, mas não vê o homem: quem o olha pela parte celeste e luminosa, que é a alma, vê a alma, e na alma vê e conhece ao homem; porque vê e conhece o que ele é e o que o distingue e enobrece sobre todas as criaturas da Terra.»
António Vieira As Cinco Pedras da Funda de David - Exórdio / Pregados à Sereníssima Rainha da Suécia, Cristina Alexandra, Roma.
Não nos vemos por dentro «Sabeis porque andamos tão vangloriosos e tão desvanecidos de nós mesmos? Porque trazemos os olhos por fora e a nós por dentro; porque não nos vemos. Se nos víramos interiormente como somos, se consideráramos bem a deformidade de nossos pecados; oh!, que diferente conceito havíamos de formar de nós! Tão desvanecidos de ilustres, tão desvanecidos de senhores, tão desvanecidos de poderosos, tão desvanecidos de discretos, tão desvanecidos de gentis-homens, tão desvanecidos de sábios, tão desvanecidos de valentes, tão desvanecidos de tudo: porquê? Porque vos não vedes por dentro. Dizei-me vós que uma vez pusésseis bem os olhos em vossos pecados: oh!, como havíeis de emendar todos estes epítetos! »
António Vieira Sermão da Quarta Dominga do Advento
A página de trabalho apresentada, remete para as várias etapas de uma reunião, desde o seu planeamento e divulgação,à conclusão da mesma. Na minha opinião é realmente importante ter o discernimento de saber quemefectivamente é necessário na reunião, se o seu trabalho se enquadra com os temas debatidos e qual o papel que esse individuo pode ter no decorrer da reunião. É claro que para os colaboradores esta convocatória funciona como um voto de confiança e uma importante fonte de motivação, mas acho necessário seleccionar cuidadosamente quais os colaboradores efectivamente necessários e aqueles que podem trazer alguma dinâmica, bem como, um contributo importante para a questão que se pretende debater.
Realço ainda a importância de incentivar o debate com argumentação fundamentada, pois permite perceber quão longe consegue chegar um colaborador e também a sua visão do que pretende para a questão especificamente e consequentemente para a organização. Num contexto onde se proporciona o debate, é imprescindível que o moderador consiga filtrar o que realmente é importante, as disputas entre colaboradores que possam ser prejudiciais para a organização, se a escolha por aqueles colaboradores foi a mais correcta e ainda se a presença destes na reunião permitiu efectivamente para a sua consciencialização organizacional, bem como para a sua motivação pessoal. Imputar as responsabilidades a cada trabalhador por aquilo que foi dito e pelas acções que se decidiram tomar, como consequência do debate criado, permite um maior empenho por parte dos trabalhadores sobre as questões da organização, uma vez que estes não querem efeitos contrários aos que seriam desejados pelas decisões tomadas, pelas consequências que daí possam advir para a sua posição dentro da empresa, bem como para o seu posto de trabalho. - AngelaPeixoto Feb 20, 2012
___
Expressões para reflectir:
Dar o melhor que conseguimos, sempre
Esquecer o que nos separa dos outros
Estar aberto à diversidade
Lutar por aquilo em que acreditamos
Tirar o melhor partido do nosso meio
Adaptar sabedoria antiga à vida de hoje
Preparar terreno antes de avançar
Prever e evitar obstáculos
Dar tudo pelos nossos objectivos
Pedir o céu
Ter visão de conjunto
Não esquecer que a Terra somos nós
Agilizar a nossa maneira de agir
Saber atacar e defender
Definir um objectivo
Prever as jogadas do adversário
Concentra-se no futuro
Observar o adversário
Saber trabalhar em equipa
Desenvolver a disciplina
Aprender a expressar-se
Descobrir o nosso super-poder
Ser capaz de decidir na altura
Controlar a nossa força
Pensar a longo prazo
Viver com elegância
Não ter medo de ir à luta
Transcender os próprios limite
Aperfeiçoar o auto-controlo
Dominar um meio que não é nosso
Estar em harmonia com o que nos rodeia
Desenvolver aptidões diferentes
Combinar várias técnicas para ter sucesso
Estar em sintonia com o grupo
Largar o chão
Inventar novas formas de superar os obstáculos
Chegar cada vez mais longe
Nunca recuar perante o que nos assusta
Aproveitar os ventos
Defender com garra os nossos projectos
Manter vivo o espírito de grupo (adaptado)
Fonte: Agenda'08 "52 Ideias Olímpicas", Expresso (19 Janeiro 2008)
As expressões em que mais pensei/gostei foram : " Nunca recuar perante o que nos assusta" e "Aproveitar os ventos". Estas frases fazem-me pensar que nada é impossível. Basta ter força de vontade e coragem para concretizar o que desejamos, aproveitando as alturas certas (podendo ser aplicado à vida diária como à vida profissional). E claro está, aproveitar os ventos para nos deixar levar pela aventura que é a vida.
E tu? Quais/Qual das expressões te deixou mais pensativo? Porquê?
Esperam-se comentários, dúvidas, interrogações, referências bibliográficas, etc.
Um verdadeiro Líder..
Encontrei este vídeo e fez-me perceber o que realmente é um Líder. Percebi que um verdadeiro Líder é aquele que dá o primeiro passo quando o obstáculo aparece. Numa gira popular é ele que “agarra o touro pelos cornos”. Com a sua atitude consegue mobilizar as pessoas que estão ao seu redor sem usar palavras.
http://www.youtube.com/watch?v=t3DDjeVeJu4&feature=fvst
-
Que dizer desta «receita» ?
Achei-a em
http://www.bealeader.net/1880/10-soft-skills-you-should-know-
As a leader you should know these simple skills, in order to improve your human relationships. I call them classic empathy skills that everyone should know and most important PRACTICE. Go through this list and consider how well you and everyone on your team abides by these skills. Encouraging their use just might smooth some ruffled feathers or diffuse a tense situation.
1 SPEAK TO PEOPLEThere is nothing like a cheerful word of greeting. To really connect, look them in the eye as you speak.
2 SMILE AT PEOPLE
It takes 72 muscles to frown, only 14 to smile. They can hear the difference in your voice – even over the phone.3 CALL PEOPLE BY NAMEThe sweetest music to anyone’s ear is the sound of his/her own name. Be sure you say it correctly. Say it often.
4 BE FRIENDLY AND HELPFULTo have friends and build relationships, be a friend first.
5 BE CORDIALSincerely speak and act as if everything you do is a genuine pleasure.
6 BE GENUINELY INTERESTED IN PEOPLEYou can like almost everybody if you try. They don’t care how much you know until they know how much you care. Be sure they know how much you care.
7 BE GENEROUS WITH PRAISEPraise publicly, correct privately. Everyone wins this way.
8 BE CONSIDERATEof the feelings of others. There are usually three sides to a controversy: yours, the other person’s, and the right side. Keep ego and emotions in check.
9 BE ALERTto give excellent service. What counts most is what we do for others not ourselves.
10 HAVE A GOOD SENSE OF HUMORDon’t take yourself too seriously. When you add lots of patience, and humility, you will have a recipe for enduring success.
Do you think these are soft skills you can brush aside as non-critical? Think again. In this Conceptual Age, a deeper understanding of the subtleties of human interactions becomes not only important but imperative. In fact, at the Stanford Business School, students are flocking to one of the newer courses called “Interpersonal Dynamics”. Be sure everyone on your team masters the basics.
Fontes a consultar
http://businessballs.com/personalitystylesmodels.htm
http://utad0910lge.wikispaces.com/estilo+de+aprendizagem
http://utad0910lge.wikispaces.com/estilo+de+trabalho
http://utad0910lge.wikispaces.com/tipo+de+personalidade
Os meus resultados nos testes foram:
Segundo Myers-Briggs, será ENTJ.
Segundo Felder-Soloman, é reflexivo (+5), sensitivo (-1), visual (-7) e sequencial (-3).
O meu estilo é 60% analítco, 60% condutor, 55% amigável, e 60% expressivo. Estilo dominante é o dominante.
Estes testes podem ser dissuasivos, mas quanto a mim, no geral, parecem estar próximos da realidade.
-
Após a realização dos testes, obtive o seguinte:
O meu tipo de personalidade, segundo Myers-Briggs, é ENFJ.
O meu estilo de aprendizagem, segundo Felder-Soloman, é activo (-3), sensitivo (-1), visual (-3) e global (+3).
O meu estilo é 55% analítico, 70% condutor, 65% amigável, 60% expressivo. Sendo o meu estilo dominante o estilo analítico.
Na minha opinião, os testes podem dar resultados apenas aproximados ou até mesmo errados. No entanto, é interessante observar esses mesmos resultados e comparar/ refutar com a realidade.
-
Extractos de textos para (re)ler
Aparência
- Ninguém é aquilo que diz: «Ninguém há neste mundo que se descreva com a sua definição: todos se enganam no género e também nas diferenças. Que diferentes cousas são ordinariamente o que dizeis de vós e o que sois? E o pior é que muitas vezes não são cousas diferentes: porque o que sois é nenhuma cousa e o que dizeis são infinitas cousas. Nesta matéria de vós quem sois, todo o homem mente duas vezes; uma vez mente-se a si e outra vez mente-nos a nós: mente-se a si, porque sempre cuida mais do que é; e mente-se-nos a nós,porque diz sempre mais do que cuida. Bem distinguiram logo os embaixadores oTu quis es, do Quid dicis de te ipso; e quando iam perguntar ao Baptista o que era, perguntaram o que era e o que diia; porque ninguém há tão recto juiz de si mesmo que ou diga o que é, ou seja o que diz.
António VieiraDocumento: Via apologética. Via-Sacra por Outra Via - Proémio.
Autoconhecimento
- O limpo conhecimento de si mesmo: «Qual será logo no homem o limpo conhecimento de si mesmo? Digo que é conhecer e persuadir-se cada um que ele é a sua alma. O pó, o lodo, o corpo, não é eu; eu sou a minha alma: este é o verdadeiro, o limpo e o heróico conhecimento de si mesmo; o heróico, porque se conhece o homem pela arte mais sublime; o limpo, porque se separa totalmente de tudo o que é terra; o verdadeiro, porque, ainda que o homem verdadeiramente é composto de corpo e alma, quem se conhece pela parte do corpo ignora-se, e só quem se conhece pela parte da alma se conhece. Não sei se saberei declarar-me [*]. Assim como um espelho se compõe de aço e cristal, assim o homem se compõe de corpo e alma: e que sucederia a quem se visse ou por um ou por outro lado? Quem olha para o espelho pela parte do aço vê o aço, mas não se vê a si: quem olha pela parte do cristal vê ao cristal, e no cristal vê-se a si mesmo. Assim, neste espelho da natureza humana, quem o olha pela parte térrea e opaca, que é o corpo, vê o corpo, mas não vê o homem: quem o olha pela parte celeste e luminosa, que é a alma, vê a alma, e na alma vê e conhece ao homem; porque vê e conhece o que ele é e o que o distingue e enobrece sobre todas as criaturas da Terra.»
António Vieira As Cinco Pedras da Funda de David - Exórdio / Pregados à Sereníssima Rainha da Suécia, Cristina Alexandra, Roma.- Não nos vemos por dentro «Sabeis porque andamos tão vangloriosos e tão desvanecidos de nós mesmos? Porque trazemos os olhos por fora e a nós por dentro; porque não nos vemos. Se nos víramos interiormente como somos, se consideráramos bem a deformidade de nossos pecados; oh!, que diferente conceito havíamos de formar de nós! Tão desvanecidos de ilustres, tão desvanecidos de senhores, tão desvanecidos de poderosos, tão desvanecidos de discretos, tão desvanecidos de gentis-homens, tão desvanecidos de sábios, tão desvanecidos de valentes, tão desvanecidos de tudo: porquê? Porque vos não vedes por dentro. Dizei-me vós que uma vez pusésseis bem os olhos em vossos pecados: oh!, como havíeis de emendar todos estes epítetos! »
António VieiraSermão da Quarta Dominga do Advento
Animar, ou arruinar, reuniões?
http://www.toutapprendre.com/minicours.asp?vie-professionnelle,manager,comment-animer-une-reunion&4688&2
A página de trabalho apresentada, remete para as várias etapas de uma reunião, desde o seu planeamento e divulgação,à conclusão da mesma. Na minha opinião é realmente importante ter o discernimento de saber quem efectivamente é necessário na reunião, se o seu trabalho se enquadra com os temas debatidos e qual o papel que esse individuo pode ter no decorrer da reunião. É claro que para os colaboradores esta convocatória funciona como um voto de confiança e uma importante fonte de motivação, mas acho necessário seleccionar cuidadosamente quais os colaboradores efectivamente necessários e aqueles que podem trazer alguma dinâmica, bem como, um contributo importante para a questão que se pretende debater.
Realço ainda a importância de incentivar o debate com argumentação fundamentada, pois permite perceber quão longe consegue chegar um colaborador e também a sua visão do que pretende para a questão especificamente e consequentemente para a organização. Num contexto onde se proporciona o debate, é imprescindível que o moderador consiga filtrar o que realmente é importante, as disputas entre colaboradores que possam ser prejudiciais para a organização, se a escolha por aqueles colaboradores foi a mais correcta e ainda se a presença destes na reunião permitiu efectivamente para a sua consciencialização organizacional, bem como para a sua motivação pessoal. Imputar as responsabilidades a cada trabalhador por aquilo que foi dito e pelas acções que se decidiram tomar, como consequência do debate criado, permite um maior empenho por parte dos trabalhadores sobre as questões da organização, uma vez que estes não querem efeitos contrários aos que seriam desejados pelas decisões tomadas, pelas consequências que daí possam advir para a sua posição dentro da empresa, bem como para o seu posto de trabalho. -
___
Expressões para reflectir:
Fonte: Agenda'08 "52 Ideias Olímpicas", Expresso (19 Janeiro 2008)
As expressões em que mais pensei/gostei foram : " Nunca recuar perante o que nos assusta" e "Aproveitar os ventos".
Estas frases fazem-me pensar que nada é impossível. Basta ter força de vontade e coragem para concretizar o que desejamos, aproveitando as alturas certas (podendo ser aplicado à vida diária como à vida profissional). E claro está, aproveitar os ventos para nos deixar levar pela aventura que é a vida.
E tu? Quais/Qual das expressões te deixou mais pensativo? Porquê?
-
Janela de Johari – Explicação Animada
http://www.youtube.com/watch?v=s9JzrwCQO4M
-